Pontos cantados

Os pontos cantados são uma das primeiras coisas que afloram a quem vai a um Centro/Terreiro/Tenda de Umbanda pela primeira vez. Os pontos cantados são, dentro dos rituais de Umbanda, um dos aspectos mais importantes para se efetuar a Gira com equilíbrio.

Uma das formas encontradas para a reaproximação do homem com o Divino Pai criador foi a música, onde se exprime o respeito, a obediência e o amor ao Pai Maior. Desta forma, os cânticos tornaram-se um atributo sócio-religioso, comum a todas as religiões, onde cada uma delas, com suas características próprias, exteriorizavam sua adoração, devoção e servidão aos desígnios do Plano Astral Superior.

Os pontos cantados servem para impregnar certas energias e desimpregnar outras, de acordo com o ponto, uma vez que cada linha representa uma imagem, traduz um sentimento inerente à vibração daquela entidade que o canta, ou que o trás, existindo por trás deles uma frequência toda especial, que se modifica de acordo com a Linha Espiritual.

Os Pontos Cantados de Umbanda, ou seja, os mantras entoados nos Centros/Terreiros/Tendas têm finalidades sequer imaginadas pela assistência, e mesmo por muitos médiuns, estando longe de serem apenas para alegrar ou distrair pela música. São, na verdade capazes de movimentar as forças sutis da Natureza e mesmo atrair certas entidades espirituais.

São cânticos invocando as Entidades, marcando o início de sua incorporação ou desincorporação, para criar formas de magia para determinados trabalhos, para abrir e fechar sessões no Centro/Terreiro/Tenda , para pedir forças espirituais, para afastar obsessores, kiumbas, para pedir – perdão e outras diversas finalidades.

Expressam, de maneira sublime, uma mensagem, uma emoção, um sentimento, uma imagem, um alerta…

Como pode-se observar ao ouví-los, além de ativarem o misterioso “fogo renovador da fé” e do puro misticismo, movimentam uma linguagem metafísica onde cada um entende, segundo seu alcance, várias mensagens. Em realidade os Pontos Cantados são verdadeiros mantras, preces, rogativas, que dinamizam forças da natureza e que entram em contato íntimo com as “Potências Espirituais”. Existe toda uma magia e ciência por trás das curimbas que, se entoadas com conhecimento, amor, fé e racionalidade, provoca, através das ondas sonoras, a atração, coesão, harmonização e dinamização de forças astrais sempre presentes na vida.

Permita-se ser feliz. Conheça a Umbanda!
.´. Ashé

 

Por Alíssio Tully – C.E.U. Estrela Guia

share

Recommended Posts