Trabalho e emprego “NÃO” são sinônimos
Não devemos nunca confundir trabalho com emprego.
O EMPREGO é uma fonte de renda, já O TRABALHO é fonte e vida!
Muitas pessoa encontram no emprego o “trabalho” que querem ter, ou seja, se identificam, se realizam, se completam. Isso traz a satisfação. Trabalhar com satisfação é produzir mais, é adquirir conhecimentos, é crescer.
O TRABALHO DEVE DAR PRAZER?
O trabalho é prazeroso com o resultado, ou seja, deve ter alegria em executar um trabalho, porém, nada dará certo sem que haja um esforço. Esse esforço consiste em preparar-se, recliclando cursos, estudando, aprimorando seus conhecimentos, buscando novos aprendizados.
Estamos num momento onde os “empregos” estão escassos, mas trabalho não falta. Muitas pessoas estão focadas apenas nos “empregos”, e esquecem o verdadeiro sentido do trabalho. Isso acaba causando uma certa frustração nas pessoas que por fim deixam o desânimo tomar conta, e perdem a capacidade de raciocinar com calma para a resolução do problema “falta de trabalho”. Procuram desesperadamente por “emprego” tão somente para custear gastos, pagar contas. Esse é o erro mais comum, porque muitas vezes o “emprego” não traz a satisfação pois acaba servindo de “tapa buraco”. Já o trabalho, esse é realizado com satisfação porque é aquilo que sabemos fazer, que nos preparamos para tal. Nem sempre o “tapa buraco do emprego” é a solução mais acertada. Diante das dificuldades, encontre em você outras alternativas.
Para tanto, é necessário fazer uma análise geral das suas qualidades e aptidões. O que eu sei fazer? O que eu POSSO fazer em relação ao desemprego?
Todos nós temos aptidões. Uns voltados para o artesanato, outros para a culinária, outros para a educação, enfim, transforme sua insegurança – como se diz num ditado popular – um limão numa limonada!
Então digamos, estou passando por dificuldades, sem emprego, sem dinheiro e contas por vencer… Nesse caso, o que você faz??
Senta e espera o tempo passar?
Espera o emprego cair do céu?
Se desespera e entra em depressão?
Não!!! Ao contrário dessas alternativas que muitas pessoas inconscientemente trazem para a sua vida, PENSE naquilo que você SABE fazer de melhor, fora da sua atuação profissional. Uma alternativa que muitas vezes transforma sua vida com um TRABALHO PRAZEROSO, como por exemplo: “sei fazer bolos”, sei cozinhar bem, então vou fazer marmitex, sei costurar, então vou consertar roupas, e assim por diante.
Alternativas devem ser colocadas em prática.
Há relatos de pessoas que tinham uma profissão de formação, porém, com a crise e o desemprego, tomaram a iniciativa de arriscar em colocar suas aptidões em prática.
Então, PARE e PENSE!!! O QUE EU SEI E CONSIGO FAZER PARA SAIR DA ZONA DE CONFORTO???
Há diversas alternativas. Todos nós temos algum dom adormecido!! Procure aprimorar aquilo que sabe fazer. Há diversos cursos online, onde gratuitamente você poderá ter dicas, novas idéias e quem sabe o ponta pé inicial para uma nova alternativa de trabalho!!!
Procure entrar no site de faculdades, onde há cursos livres. Geralmente esses cursos livres são gratuitos ou com um custo muito baixo. Também há alternativa de cursos on line da USP. Tem vários cursos gratuitos com direito a certificados. É uma excelente opção.
Além de tudo o que foi mencionado acima, há algo muito importante que todos devem levar em consideração O&M. Muitos vão perguntar o que é O&M e outros vão dizer que é um termo específico do RH.
Sim!! É um termo utilizado em RH, porém, que deve ser aplicado na vida de todos, não só no profissional quanto no pessoal.
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS. O que vem a ser?
Simples… Como já dissemos na palestra anterior, para um bom desempenho seja na procura do novo trabalho ou na entrevista, na dinâmica e até mesmo para ser aplicado ao seu dia a dia no trabalho, DEVEMOS NOS ORGANIZAR.
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS, nada mais é que a organização daquilo que você vai fazer ou pretende fazer, utilizando métodos simples e eficazes, como por exemplo, SABER ADMINISTRAR O TEMPO.
“Amanhã tenho uma entrevista…. e agora?”
ORGANIZE-SE!!!
– Qual o horário de sua entrevista??? PLANEJE-SE PARA NÃO CHEGAR ATRASADO
– Seu curriculo está atualizado? VERIFIQUE
– Sua documentação, está em ordem? CERTIFIQUE-SE E ORGANIZE UMA PASTA COM OS DOCUMENTOS ORIGINAIS (na entrevista somente é necessário o RG e a CTPS original, mais o curriculo e as cópias de certificados de cursos – o restante da documentação será solicitado apenas na contratação).
– Sua roupa está em ordem? SEPARE A ROUPA QUE USARÁ NA ENTREVISTA UM DIA ANTES, ASSIM EVITARÁ ATRASOS DESNECESSÁRIOS.
– Como está seu emocional? CUIDE DO SEU EMOCIONAL!! Procure dormir cedo, relaxar, acalmar o corpo e o espírito, para estar bem preparado para a entrevista. Não importa sua religião ou sua crença. O importante é você conectar-se com o seu EU, com as energias do universo para que no dia seguinte você esteja tranquilo, seguro e confiante.
LEMBRE-SE… Ao chegar na empresa, você já estará sendo avaliado desde a recepção até o momento a entrevista.
Há muitas empresas que utilizam esse método de “pré-avaliação”, principalmente as de grande porte. A ansiedade é um inimigo constante. Procure manter-se calmo, discreto e sereno enquanto aguarda ser anunciado.
Muitas pessoas ficam inquietas quando demoram a serem chamadas para a entrevista. ISSO É UM TESTE DE PACIÊNCIA. Alguns selecionadores que na maioria das vezes são psicólogos, já estão avaliando o comportamento do candidato na espera. Ali, avaliam o comportamento pessoal. Pessoas que são dominadas pela ansiedade, não produzem positivamente. Muitas vezes agem por impulso para terminarem uma tarefa rápido, pois não têm paciência para analisar, esperar, estudar uma situação. Então lembrem-se… PACIÊNCIA.
No momento da entrevista, procure estar relaxado. Encare como uma conversa e não como uma avaliação. Mas esteja ATENTO!
Evite gesticular. Olhe nos olhos e responda aquilo que lhe for perguntado. Não floreie, seja objetivo.
Um exemplo muito bem dado pelo Professor “Leandro Karnal”:
“Perguntei o nome de um sujeito, e ele me respondeu o seu nome, sua idade, onde tinha nascido, há quanto tempo estava em São Paulo e por que”.
“Eu, respondi à ele: Lhe fiz apenas uma pergunta e você me contou a sua vida. Isso não é do meu interesse”.
“As pessoas precisam aprender a serem objetivas. Responder aquilo que lhe é perguntado, com firmeza. Muitas vezes ao se estener, torna-se cansativo e desnecessário”
Gosto e usar o exemplo do Professor Leandro, pois ele trata do assunto com muita propriedade. Devemos utilizar isso em nossa vida em todos os sentidos.
Procure resumir suas qualificações de forma clara e objetiva.
Ao ser questionado qual o motivo de sua saída da empresa anterior, JAMAIS denigra a imagem da empresa ou de seu chefe. Se houve demissão, o mais certo a dizer é “Redução de quadro de funcionários”. Se você quem pediu demissão, procure explicar o motivo sem se estender e sem envolver colegas ou chefes.
Aos olhos da empresa, um funcionário que fala mal da empresa anterior, certamente encontrará defeitos na empresa para reclamar. Esse candidato é tido como ‘PROBLEMA”.
Seguindo as dicas acima, certamente você estará no caminho certo, rumo a sua recolocação profissional.
Uma outra ica para quem está a procura de um trabalho é, NÃO SE DESESPERE.
– Não saia atirando para todos os lados
– Não procure funções as quais não tem experiência. Além de perder tempo, sairá frustrado a entrevista. As empresas procuram pessoas qualificadas. Dificilmente será contratado um candidato sem experiência anterior ou com uma certificação.
– Se pretende mudar de função, procure CONHECIMENTO. ESTUDE! PROCURE NOVAS ALTERNATIVAS COMO: CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO.
– Se você já está desempregado há muito tempo, mas sua última função foi por exemplo, um cargo de chefia, pense que talvez você não consiga voltar ao mercado de trabalho com a mesma função. Isso não significa que você não tem competência, apenas que não está atualizado. Portanto, não recuse uma função abaixo daquela que você exercia. Muitas vezes essa é a porta e entrada da empresa, para oportunidades muito maiores.
Importantíssimo buscar o preparo, o conhecimento, os cursos.
A internet é seu maior aliado. Procure, pesquise. Há diversos cursos on line gratuitos.
Pesquise os cursos livres nos sites das universidades. O SEBRAE também possui cursos específicos a baixo custo com certificados.
Quando for procurar um trabalho, é imprescindível ter em mãos um curriculo bem formulado. Não há necessidade de ser extenso, mas sim objetivo e com as informações necessárias.
Não basta apenas sentar frente ao computador, entrar em sites de procura de empregos e cadastrar seu curriculo.
TENHA INICIATIVA!!!
– Procure saber sobre a empresa, seu segmento, seus valores…
– Investigue sobre a vaga
– Entre em contato. Peça o e-mail do RH. Encaminhe seu curriculo diretamente ao setor competente. Tente falar com o recrutamento e seleção e mostre-se interessado pela vaga.
Essas atitudes mostram interesse, iniciativa, vontade…
Não tenha medo em dar o primeiro passo. Se você não o fizer, outro mais ousado fará!
Agarre as oportunidades! Aprenda com os veteranos. Cultive o espírito de trabalho em equipe. Seja receptivo. Ouça com atenção.
ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DÚVIDA OU SUGESTÕES PELO EMAIL: ceuestrelaguia.org.br
Adriana Peleckis
Consultora de RH
Voluntária CEU
Recommended Posts
TESTE VOCACIONAL
novembro 30, 2017

Empreendedorismo – A Profissão do Futuro
outubro 03, 2017

Primeiro Trabalho / Jovem Aprendiz
setembro 04, 2017