Primeiro Trabalho / Jovem Aprendiz

Como conseguir a Primeira colocação sem experiência?

Quero trabalhar mas não tenho experiência. E agora?

O primeiro passo para um jovem que quer ingressar no mercado de trabalho, sem dúvida alguma é o ESTUDO.

Muitas empresas de pequeno a grande porte costumam contratar JOVEM APRENDIZ. Isso significa que o jovem não precisa necessariamente ter uma experiência profissional, porém, deverá estar cursando ou ensino médio ou faculdade.

Geralmente os contratos para JOVEM APRENDIZ requer idade entre 14 a 24 anos.

COMO POSSO ME INSCREVER EM UM PROGRAMA DE JOVEM APRENDIZ?

Simples. Para se cadastrar nos Programas de Jovem Aprendiz, você deve procurar um dos postos do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) ou efetuar a inscrição pelo site, ou ainda se inscrever nas Empresas participantes do Programa. O importante é estar matriculado no ensino médio e preferencialmente ter feito algum curso de Capacitação Básica para o Trabalho ou estar cursando nível superior.

A maioria das Empresas contratantes são conveniadas ao CIEE ou outras instituições que promovem essa integração. Portanto, a inscrição nas instituições é muito importante.

Ao passar pelo processo seletivo da Empresa participante do Programa, o Jovem Aprendiz passa a ter um Contrato por prazo pré-determinado que pode ter duração máxima de 2 anos, e assim passa a aprender na prática suas funções na empresa.

DEVO FAZER ALGUM CURSO PROFISSIONALIZANTE PARA ME TORNAR UM JOVEM APRENDIZ?

É muito importante que o Jovem tenha uma ideia formada do segmento de atuação que quer seguir. Os cursos mais indicados e procurados pelas Empresas, são os do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) ou ainda o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Ainda assim, as Empresas podem ofertar ao JOVEM APRENDIZ cursos e treinamentos internos, bem como cursos técnicos de capacitação profissional.

O Programa de Jovem Aprendiz, consiste em proporcionar a vivência prática daquilo que se aprende na teoria.

As Empresas estão cada vez mais aderindo a esse programa, já que preferem “moldar” seus profissionais sem vícios anteriores, levando em consideração que os jovens além de terem muita vontade em aprender, ainda trazem ideias novas.

COMO JOVEM APRENDIZ, TENHO ALGUM DIREITO A BENEFÍCIOS PELA EMPRESA?

Sim. Geralmente as Empresas ofertam o Vale-transporte, Vale-refeição (caso a empresa não tenha refeitório ou local adequado para refeições).

Importante salientar que, em momento algum o trabalho do Jovem Aprendiz poderá interferir em seu desenvolvimento educacional, nem tão pouco fazer com que desista dos estudos. Para tanto, a comprovação da matrícula e da frequência às aulas são exigidas pela Empresa.

QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA QUE DEVE TER O JOVEM APRENDIZ?

Além dos documentos convencionais (RG, CPF), deve apresentar a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), o Histórico Escolar, comprovação de matrícula no Ensino médio ou superior.

Seguindo as orientações acima, certamente você encontrará uma oportunidade de iniciar sua carreira profissional.  Mas lembre-se de que tudo dependerá de seu desempenho e força de vontade.

ESTUDE!!!   O conhecimento lhe trará oportunidades ao longo de sua vida.

TENHA INICIATIVA!!!  Mostrar-se proativo, interessado, o tornará “destaque” entre os demais.

COLOQUE SUA CRIATIVIDADE À PROVA!!! Empresas gostam de inovação, ideias, novidades. Crie e apresente seus projetos.

NÃO TENHA MEDO DE TENTAR!! Busque realizar seus sonhos. Todo sucesso é seguido de um começo. Corra atrás de seus objetivos. Procure aproveitar ao máximo todas as oportunidades que a Empresa lhe oferecer. Abuse dos treinamentos, dos cursos, das palestras. Muitas Empresas investem em seus Aprendizes o que os tornam muito mais capacitados e concorridos no mercado de trabalho.

Agora que você já tem essas informações, mãos à obra!!! Corra atrás das oportunidades e BOA SORTE!!!

 

Adriana Peleckis
Consultora de RH
Voluntária CEU

share

Recommended Posts