Momento cultural

Por: Alíssío Tully .´.

Nesta semana que se passou, mais exatamente quinta-feira, 13/07, a cidade de Milão, localizada ao Norte da Itália, amanheceu intrigada.
Uma oferenda foi encontrada na rua. Uau!

“Ma che cazzo… cos’è questo?” – disseram espantados os Milaneses

“Credo, Dio Cristo! – se entreolharam beatas da Fraternidade Italiana

O caso ganhou as manchetes dos jornais locais e pasme, está sendo investigado pela polícia!

“Troveremo il fezzo che ha fatto tutto questo”. – disseram os policiais.

O desconhecimento causa medo, pânico e preconceito. Óbvio!
Sempre aconselhamos a não se fazer oferenda em locais públicos, ainda mais sem o entendimento da cultura local.
Porém é de grande valia saber sobretudo respeitar a fé alheia, que é válido para qualquer parte do mundo.
O Umbandista faz uso de rituais, entre eles fazer oferenda…

Afinal o que é uma oferenda?

Quando era criança ao ver uma oferenda numa encruzilhada pensava erroneamente:

“Eita lasqueira, fizeram ‘macumba’ pra caramba hein?!”

(“Pra caramba” parece uma coisa grosseira, mas não é. A expressão tem vários significados, e sempre muito precisos, o que faz dela uma das mais brilhantes que um idioma pode produzir, no caso a língua portuguesa.
Na verdade é a única que pode ser usada como medida de tempo, comprimento, altura, peso, ou ainda para definir um determinado grau de beleza, feiura, talento, sorte, azar e por aí vai. Vale para rigorosamente tudo, e quando adicionada a qualquer adjetivo, substantivo ou verbo, exprime exatamente o que se quer dizer.

“Esse prédio é alto pra caramba”, “O atendimento daquele médico demorou pra caramba”, “Esse carro é feio pra caramba”, “A Umbanda traz conhecimento pra caramba”.)

E sinceramente não faço a mínima ideia quem criou a expressão “pra caramba” ou qual sua origem.

Oferendas na Umbanda tem um significado imenso, praticamente indispensável quando se pretende a benção o próprio Axé dos Orixás e Entidades. A oferenda na Umbanda envolve elementos da alta magia e para um sucesso são necessários alguns métodos e preparos indispensáveis. Claro.

Qual o objetivo da oferenda?
Quando se realiza uma oferenda se oferta elementos naturais e do planeta Terra para seres espirituais poderem absorver essa energia dos elementos e assim se firmarem em seus trabalhos, em resumo, é uma fonte de energia material que por sua própria criação do Nosso Divino Pai já possui certos fatores que os Orixás ou Guias espirituais utilizam em suas magias e trabalhos.
Ou seja nada daquilo que eles pedem é por acaso ou desnecessário, tudo tem um fundamento , toda a criação divina possui importância no universo, desde um grão de areia a um planeta, e até mesmo a uma galáxia, tudo exatamente tudo possui uma ligação infinita com os demais elementos do universo. Pois.

A Oferenda tem também como função o agradecimento pelo objetivo conseguido, como um trabalho, saúde, união, paz.

A oferenda sempre foi utilizada nos meios religiosos pois é através dela que se fornece a energia material condensada para o espiritual em fluidos de éter para os seres que a recebem poderem trabalhar em níveis vibratórios próximos ao nosso para poder nos atender.
Todas religiões utilizam-se de oferendas para fazer uma conexão com o mundo espiritual, basta prestar atenção, desde um copo com aguá, um cálice com vinho, até as mais complexas oferendas.

Permita-se ser feliz. Conheça a Umbanda!
.´. Ashé

C.E.U. – Centro Espiritualista de Umbanda Estrela Guia
Rua Itapiru, 847 – saúde – São Paulo – SP

share

Recommended Posts