A mudança começa por você – Pense nisso

Você se desentendeu com a sua sogra ou com seu vizinho… tem conta atrasada para pagar… o chefe não lhe dá o devido valor… seus relacionamentos amorosos não dão certo… os negócios estão em ruínas…
Isso já aconteceu ou pode acontecer um dia. Tudo perece estar calmo, tranquilo quando de repente, uma sucessão de percalços e problemas aparecem onde praticamente… e pá!, lhe DERRUBA!

Internamente, parece que há um “nó” se formando, não raro de mágoa e pior, de raiva. Você precisa dar um jeito de sair dessa situação o mais rápido possível e chegar à “superfície” para respirar! Daí você lembra, ou alguém lhe fala que há um Centro/Terreiro/Espaço/Templo de Umbanda que pode lhe ajudar. Aí começam outros “nós” ou armadilhas mentais estrategicamente prontas e te influenciar negativamente, tais como: “Mas o que minha família vai pensar de mim (quem tem que pensar em crescer e evoluir é você!)”, “Vou me tornar um macumbeiro? (claro que não, Umbanda não é macumba! Macumba é uma arvora africana em que se faz instrumentos), “Será que preciso estar aqui mesmo? (você é quem decide, livre-arbítrio)”, “E se alguém conhecido me encontrar lá? (diga que você está lá pelos mesmos motivos que ela, aproveite e se ajudem entre si, sacou?)”, “Caramba, e se eu tiver que acender uma vela colorida dentro de casa (acenda, uai! Uma vela é instrumento magístico em que pode propagar a crença)?”, “Vão me pedir dinheiro? (Nãaaaaaaaaaaaao)”.

Daí com muita esperança você vai até o Centro/Terreiro/Espaço/Templo pedir ajuda e tomar um passe de um Preto-Velho, de um Caboclo, de um Baiano, de um Erê, de uma Baiano, de um Malandro, de um Exu, de uma Pomba-Gira…

Logo na entrada da Centro/Terreiro/Espaço/Templo há a TRONQUEIRA, ou na linguagem popular a CASINHA DE EXU, pronta para receber as cargas mais fortes que são direcionadas ao Centro/Terreiro/Espaço/Templo ou ao Corpo Mediúnico.

Em seguida há alguns vasos com plantas que estão ali estrategicamente postados para começar a canalização de energias, tais como usados no C.E.U. Estrela Guia.

Você chega, é prontamente atendido pelos queridos voluntários, senta, olha ao redor com desconfiança, mas já que está ali, seja “o que Deus quiser”. Deus na sua infinita sabedoria quer a felicidade de todos, porém existe o livre-arbítrio, lembre-se disso!

Minutos depois começa uma pequena palestra denominada “preleção”, onde de forma sucinta é explanado o que é a Umbanda, quem são as entidades de atendimento do dia, as atividades da Casa….

Então, se inicia a Gira, com os pontos cantados para neutralizar as más vibrações. Em seguida, um Médium do Corpo Mediúnico denominado ‘Cambone’ surge um turíbulo (incensário) para dar início à defumação.
Todos os cantos e passagens do Centro/Terreiro/Espaço são defumados, todo Corpo Mediúnico e a assistência também passam pela defumação. A defumação serve para “queimar” todos os miasmas impregnados no corpo material e espiritual. Defuma-se para ajudar os corpos a absorver as energias emanadas pelos Guias. Defuma-se para facilitar a entrada de boas e novas energias.

No momento seguinte os Guias incorporam nos médiuns também conhecidos como “cavalos”, trazendo força, vibração da Jurema, de Aruanda, e como uma onda magnética, a força e a vibração atingem a todos na casa.

Às vezes os guias fazem o xirê, dança no centro do Congá (ou altar), onde energias nocivas, acumuladas no ambiente, nas pessoas são concentradas e expelidas no redemoinho de forças e energias geradas pelos Guias. É chegado o momento tão esperado, o de se consultar com o Guia e você pede proteção e ajuda para que tudo volte ao normal em sua vida. A entidade espiritual então, te dá um passe, te benze com ervas, defuma com a fumaça do elemento aceso (cigarro, cachimbo, charuto) e acende uma vela pra você ou ainda lhe oferece uma vela para acender na sua casa.
Ueba! Hora de ir embora, e você à essa altura está leve. Mas, você também pode sair com a sensação de que aquele nó na alma continua lá, no mesmo lugar, lhe incomodando como antes. Nada mudou?! – indaga VOCÊ.

Os dias passam e as coisas não melhoram. Nada mudou. Sua “conclusão” é de que o “Centro/Terreiro/Espaço/Templo é fraco” ou “Guia era ruim” ou ainda “o Médium estava mistificando”.

Mas o que realmente aconteceu de errado?

Entenda, ao chegar no Centro/Terreiro/Espaço/Templo você desejou do fundo do coração retirar todo o mal interno, ou apenas apontou os defeitos alheios? O mundo realmente conspira contra você ou verdadeiramente falta algo, tipo…esforço, dedicação, amor, fé, vontade, direção, intensidade, desprendimento…Tentou ao menos tirar a raiva, o ódio, o ciúme, a maledicência, a inveja que residem dentro de você?

Durante a Gira você se esforçou “um pouco” para se concentrar no trabalho da Casa e orar por àqueles que te fazem e querem mal?
Ficou em silêncio na assistência ou falando em voz baixa e somente o necessário?
Se desligou do mundo inclusive do uso dos aparelhos celulares, que te “conectam” com informações nem sempre necessárias e salutares, tais como fofocas das redes sociais, fotos desnecessárias a todo instante?…
Notou que o passado ficou pra trás e que não adianta mais ficar recordando de mágoas e derrotas, pois isso só envenena o coração?
Refletiu sobre aquilo que faz diariamente e talvez no mal que possa estar causando a outros?
Ao consultar-se com a entidade espiritual, tentou ouvir o que ele dizia para aprender seus ensinamentos ou ficou remoendo seus problemas cercados de amarguras?

Se na maioria das perguntas acima sua resposta foi “NÃO”…, acredite: VOCÊ e somente VOCÊ pode fazer uma limpeza interior, refletir sobre o que faz ou o que deixa de fazer, mudar PENSAMENTOS, mudar PADRÕES VIBRATÓRIOS, mudar ATITUDES, aprender a ouvir para ser ouvido, perdoar quem tenha te feito mal, ignorar aqueles que não consegue perdoar sem revidar com a mesma moeda, e sobretudo agradecer ao DIVINO PAI CRIADOR por cada segundo de Vida que tens.

A Umbanda como SAGRADA RELIGIÃO que é, NÃO faz milagres! Os Guias e Entidades NÃO fazem milagres!

Entretanto há a divina bondade que, com toda sua justiça que dá aquilo o que você realmente precisa e merece! Se a sua vida não melhora é porque algo está errado com você. Mude internamente para que os guias, a Umbanda e DIVINO CRIADOR possam te ajudar!

E tenha certeza absoluta, a Umbanda te oferece um vasto universo de cultura, e sobretudo a Umbanda vivencia o AMOR em sua essência, através da manifestação da caridade prestada pela orientação dos Guias, Mestres Ascencionados, Mentores e Protetores que recebem a irradiação dos Orixás.

Encontramos no Centro/Terreiro/Espaço/Templo de Umbanda entidades que trabalham com humildade, de forma serena, caritativa e gratuita através de médiuns generosos, que usam do seu tempo para fazer um Mundo Melhor; e isso claro, com a participação direta de espíritos bondosos que não fazem distinção de religião, etnia, condição financeira onde acolhem todos que buscam amparo e auxílio espiritual, conforto para dores, aflições e desequilíbrios das mais variadas ordens.

Vem com a gente. Sempre pra frente!

Permita-se ser feliz. Conheça a Umbanda!
.´. Ashé

 

Por Alíssio Tully – C.E.U. Estrela Guia

share

Recommended Posts