Orixá Nanã

Por: Alíssio Tully – C.E.U. Estrela Guia

“Nanã é a Orixá da sabedoria, traz a calma e evolução e é considerada pela Umbanda a mais velha dos Orixás, como uma avó.
Os elementos são água e terra com seu ponto de força nos lagos. O sincretismo é com Santa Ana (Mãe de Maria – Avó de Jesus – Oxalá).”

NANÃ-BURUQUÊ (Trono Feminino da Evolução)

A Orixá Nanã rege sobre a maturidade e seu campo preferencial de atuação é o emocional dos seres. Atua decantando os seres emocionados e preparando-os para uma nova “vida”, porém já mais equilibrada.

A Orixá Nanã Buruquê rege uma dimensão formada por dois elementos, que são: terra e água. Ela é de natureza cósmica, pois seu campo preferencial de atuação é o emocional dos seres que, quando recebem suas irradiações, aquietam-se, chegando até a terem suas evoluções paralisadas.
E assim permanecem até que tenham passado por uma decantação completa de seus vícios e desequilíbrios mentais.
Nanã forma com Obaluaiyê a sexta linha de Umbanda, que é a linha da Evolução.

E enquanto ele, Obaluaiyê, atua na passagem do plano espiritual para o material (reencarnação), ela, Nanã, também atua na decantação emocional e no adormecimento do espírito que irá encarnar.

É por isso que Nanã é associada à senilidade, à velhice propriamente dita, que é quando a pessoa começa a se esquecer de muitas coisas que vivenciamos em nossa vida carnal.
Portanto, um dos campos de atuação de Nanã é a “memória” dos seres.
E, se Oxóssi “aguça” o raciocínio, ela, Nanã, adormece os conhecimentos do nosso espírito para que eles não interfiram com o destino traçado para toda a encarnação.

Em outra linha da vida, ela é encontrada na menopausa.
No início desta linha está Oxum estimulando a sexualidade feminina; no meio está Yemanjá, estimulando a maternidade; e no fim está Nanã, paralisando tanto a sexualidade quanto a geração de filhos.

Nanã é passiva e atrai todos os seres que não estão aptos a alcançar os estágios superiores.

Ela recolhe, esgota nossas doenças (vícios) e no “barro do fundo de seu lago” os assenta e os imobiliza até que decantem suas impurezas (emoções e sentimentos viciados) quando então estarão maleáveis como o barro (lodo) e prontos para serem recolhidos por Obaluaiyê, que os remodelará e numa nova forma (encarnação) crescerão novamente.

Estude.
Aprenda.
Perdoe.
Ame.
Cure-se.

Permita-se ser feliz. Conheça a Umbanda!
.´. Ashé

share

Recommended Posts