Oyá Tempo
Por: Luiza Cordeiro – C.E.U. Estrela Guia
Orixá Oyá Tempo – Quem é?
Oyá Tempo é a Orixá que está assentada no Trono da Fé. Junto a Oxalá, dá sustentação a todas as manifestações da Fé e amparo a todos os virtuosos que estimulam a evolução religiosa dos seres.
Oyá Tempo é cristalizadora da Religiosidade. A Orixá Oyá Tempo rege, junto com Oxalá, a linha da Fé(Cristalina), na qual atua como ordenadora do caos religioso, brotando a religiosidade nos seres, em sua caminhada evolutiva.
Enquanto Oxalá é a Fé abrasadora, Oyá é o gélido Tempo, onde são desmagnetizados os seres desequilibrados nas coisas da Fé.
Oyá é o Tempo por onde caminham os seres que estão buscando o Criador, é o rigor divino para com os filhos que Lhe voltaram as costas. Pois é o tempo que atua no ser, acelerando sua busca pela Fé ou afastando-o das coisas religiosas, direcionando sua evolução para outros Sentidos da Vida. Enquanto Oxalá é irradiante, Oyá é absorvente.
O Tempo é a chave do Mistério da Fé, regido por nossa querida Mãe Oyá, porque é na eternidade do tempo, e na infinitude de Deus (Olorum), que todas evoluções acontecem. Na casa de Deus (Olorum), encontramos a luz necessária para nos auxiliar a superarmos obstáculos, sem fraquejar diante das perturbações.
A religiosidade é um estado de espírito que dá força ao ser, para suportar as agruras da vida. É um aperfeiçoamento interno dos pensamentos, sentimentos, condutas pessoais, expectativas, posturas sociais e religiosas. É prática diária de vida. É estarmos com nosso íntimo ligado a Deus (Olorum). É seguirmos um caminho de aperfeiçoamento próprio, de vitória sobre nós mesmos.
Oyá, alimenta a alma de seus filhos com sua densa e cósmica irradiação de fé e nutre-se com as vibrações de religiosidade que eles lhe devolvem, sempre que estão trilhando o caminho reto da fé, ladeados pelo amor e pela justiça divina.
Porém, ela vira no tempo, e atua com rigor cósmico sobre o espírito que desvirtuar sua fé e religiosidade para ocultar seus desequilíbrios emocionais, suas ambições e desejos mórbidos, esgotando suas energias. Ela é por excelência, a mãe religiosa divina que esgota os conhecimentos que enfraquecem a fé e a religiosidade dos seres humanos. Também é a mãe rigorosa que esgota os falsos e degenerados religiosos que transformam as coisas da fé em artigos mercantilistas.
Permita-se ser feliz. Conheça a Umbanda!
.´. Ashé
Recommended Posts

O assistencialismo na Umbanda
janeiro 16, 2019

Olhar que transcende
novembro 30, 2017

Orixás
agosto 19, 2017