Orixá Xangô
Quem é Xangô?
Xangô é a Divindade que está assentada no polo positivo ou irradiante da 4ª. Linha de Umbanda, que é considerada como Justiça Divina.
Como Orixá Universal, Xangô traz a qualidade da Justiça Divina e a irradia o tempo todo na criação para dar equilíbrio, estabilidade e harmonia a tudo. É o Orixá do equilíbrio, da estabilidade e da razão. Sustenta e ampara os seres que vivem o ‘Sentido da Justiça’.
Seu campo principal de atuação é a razão. Pois.
Absorvendo as Irradiações de Pai Xangô, o ser é purificado em seus sentimentos e se torna racional, ajuizado se tornando um equilibrador do meio em que vive e dos seres à sua volta.
Pode-se observar tais manifestações dessa Qualidade Divina através da atuação dos Caboclos de Xangô, que têm procedimentos justos, retos e equilibrados.
Na Linha da Justiça, Pai Xangô forma par com o Orixá Feminino Egunitá, pois ambos atuam pelo elemento Fogo.
Além disso, Xangô também polariza com Iansã (Trono Feminino da Lei), formando com ela uma ‘Linha Cruzada’, uma vez que atuam por elementos diferentes: Xangô é o Fogo e Iansã é o Ar que expande esse Fogo Divino. Isso acontece porque há uma ligação tênue entre Justiça x Lei e, portanto, também entre as atuações dos Orixás Regentes de cada uma dessas Linhas (Xangô e Egunitá na Linha da Justiça; Ogum e Iansã na Linha da Lei).
Xangô é a ideologia, a decisão, a vontade, a iniciativa. É a solidez, a organização, o trabalho, a discussão pela melhora, o progresso social e cultural, a voz do povo, o levante, a vontade de vencer. Também é o sentido de realeza, o espírito nobre das pessoas, o poder de liderança.
Invoca-se Pai Xangô para devolver o equilíbrio e a razão aos seres exageradamente emocionados e desequilibrados.
Permita-se ser feliz. Conheça a Umbanda!
.´. Ashé
Recommended Posts

Ponto de Xangô
agosto 20, 2017

Orixás
agosto 19, 2017

Orixá Iemanjá
agosto 19, 2017