TESTE VOCACIONAL
O que vem a ser o Teste Vocacional?
O Teste Vocacional serve para despertar as aptidões profissionais de um individuo. Geralmente são aplicados em estudantes que estão se preparando para a faculdade, mas que ainda não sabem e/ou não têm certeza qual carreira irão seguir. Mas também são aplicados em pessoas que ainda não se sentem confortáveis ou satisfeitas com sua profissão.
Muitos profissionais não se “identificam” com a função que exercem na empresa e culpam o próprio trabalho por isso. Na verdade, na maioria dos casos muitos profissionais estão na função errada, seja por “necessidade”, seja por falta de conhecimento ou até mesmo pela falta de um teste vocacional que possa lhe auxiliar a encontrar sua verdadeira vocação.
É muito comum os jovens na idade de vestibular não saberem qual área vão prestar, ou uma situação mais comum ainda é prestarem aquilo que os “pais” querem que o filho estude. Esse é um erro muito constante. Por conta dessas atitudes, encontramos tantos profissionais insatisfeitos com seu trabalho. Não rendem, vivem estressados, não se integram com o grupo e difícilmente enxergam algum benefício em suas atividades.
Que profissional devo procurar para uma Avaliação Vocacional?
Psicólogos ou Psicoterapeutas.
Como é feito um Teste Vocacional?
São vários pontos analisados. Somente um profissional habilitado poderá fazê-lo com segurança.
São avaliadas diversas situações. Com certeza o avaliado colocará em questão suas habilidades mesmo que ainda ocultas.
Todo mundo tem algo que ralmente gosta de fazer ou que pelo menos sonha em fazer.
Um exemplo muito comum que por diversas vezes presenciei
– Em entrevista de contratação, perguntei ao candidato:
Por que você se considera apto à função?
A resposta surpreendeu: “Pela minha formação. Meus pais disseram que é uma profissão que eu jamais ficaria desempregado”.
Então, perguntei:
– Você se identifica com sua profissão, está satisfeito e quer seguir carreira?
E a resposta não poderia ser diferente: “Não. Fiz apenas para agradar meus pais. Meu sonho é estudar “História”, mas meus pais disseram que seu não passaria de um professor mau remunerado.”
Esse é um típico exemplo que um profissional que precisa “urgente” de uma Orientação Vocacional”.
Atualmente muitos colégios em fase de vestibular, direcionam seus alunos para testes vocacionais por meio de “Feiras Pré-Vestibular”, onde há profissionais de Recursos Humanos e Psicólogos, que possam orientar esses jovens a decidirem pelas profissões que querem seguir e ainda despertam suas habilidades. Afinal, as escolhas do curso e da profissão certa é um passo muito importante para o futuro do aluno, e deve estar de acordo com seus interesses, aptidões e capacidade.
Não me sinto satisfeito em meu trabalho. Quando é o momento de procurar um profissional para um Teste Vocacional?
A partir do momento que se sente desconfortável com suas funções ou até mesmo uma constante dificuldade em executá-las, é aconselhável que passe por um psicóloga para fazer o teste.
O teste vocacional é dividido em duas etapas importantes:
Primeira etapa: É feita uma análise da personalidade do indivíduo (análise de habilidades e autoconhecimento).
Segunda etapa: É escolhida uma lista de profissões onde o paciente de acordo com o teste realizado na primeira etapa, tem suas habilidades julgadas e por fim o mesmo terá uma resposta de qual profissão que se encaixou no perfil exato dessa pessoa.
O teste vocacional te ajuda a medir seus níveis de interesse, suas aptidões e seu tipo de personalidade, avaliando habilidades, nível de percepção, raciocínio e memória.
Apesar de a escolha final ser sua, é muito importante contar com um bom profissional nesse processo.
Portanto, se você sente necessidade em reavaliar seus conceitos em relação a carreira que quer seguir, procure um profissional e faça o teste vocacional. Um profissional bem preparado, bem resolvido e feliz com a profissão que escolheu, certamente será muito bem sucedido.
Boa sorte!
Recommended Posts

Empreendedorismo – A Profissão do Futuro
outubro 03, 2017

Primeiro Trabalho / Jovem Aprendiz
setembro 04, 2017
Trabalho e emprego “NÃO” são sinônimos
agosto 30, 2017