Umbral e zonas densas
Por: Denison Tuli .´.
Umbral e zonas densas, conhecidas como zonas infernais
Umbral é definido como zona obscura onde os espíritos desencarnados, ainda presos aos vícios, orgulho, avarezas, erros, ficam pelo tempo necessário a refletir e se arrependerem de tais condutas, porém o Umbral é uma zona magnética diferente de outras, pois são as zonas de mais densidades e negatividade espirituais, porém eles nas erraticidades vibracionais e de condutas, lá e também quando encarnados aqui nessa dimensão.
Estão eles ainda, em ilusões pelas próprias maldades e pela força dos arrependimentos, reflexões, sentirem o gosto amargo das traições pelos que ali também habitam, sofrimentos enrustidos na brutalidade, tudo isso promove a depuração mesmo que lentamente de seus débitos cármicos.
Em determinado momento, sairão de lá, resgatados pelos Sagrados Guardiões e levados a zonas menos densas.
É para lá, nas zonas de depurações, que são atraídos magneticamente ou são levados pelos Guardiões (Que na Umbanda e outras religiões de Matrizes Afro são conhecidos como Exus, corruptela da palavra africana Essu, na crença dos Africanos uma Divindade, com tantos nomes dependendo da região africana, como Esu, Eshu, Bará, Ibarabo, Legbá, Elegbara, Eleggua, Akésan, Igèlù, Yangí, Ònan, Lállú, Ijèlú, enfim na cultura religiosa uma Divindade bem humanizada, ou a mais próxima dos sentimentos humanos.
O umbral localiza-se em um universo paralelo que ocupa um espaço invisível aos 5 sentidos, que vai do solo terrestre até algumas dezenas de metros de altura da atmosfera.
O umbral é um ambiente depressivo, angustiante, de vegetação semelhante ao limbo, ambientes sujos, odor desagradável, de clima e ar pesado e sufocante. A vegetação varia de acordo com a região do Umbral. Muitas vezes constituída por pouca variedade de plantas. As árvores são normalmente de baixa estatura, com troncos grossos e retorcidos, de pouca folhagem. É possível encontrar alguns tipos de animais e aves desprovidos de beleza. No Umbral se encontram montanhas, vales, rios, grutas, cavernas, penhascos, planícies, regiões de pântano e todas as formas que podem ser encontradas na Terra.
Como os espíritos, sejam encarnados ou desencarnados sempre se agrupam por afinidade, ou seja, se unem de acordo com seu nível vibracional, existem inúmeras cidades habitadas por espíritos semelhantes. Algumas cidades se apresentam mais organizadas e limpas do que outras. Todas possuem espíritos lideres que são chamados de diversos nomes: Chefes, governadores, mestres, presidentes, imperadores, reis etc, São espíritos inteligentes mas que usam sua inteligência para a prática consciente do mal. São estudiosos de magia, conhecem muito bem a natureza e adoram o poder, quase sempre odeiam o bem e os bons que podem por em risco sua posição de liderança.
Tais espíritos são conhecidos como “magos negativados”, popularmente conhecidos como “magos negros”.
Estes magos, exercem seu controle a partir do medo, das mentiras, da escravidão, de regras rígidas e violência. Alguns tem consciência que estão no Umbral e sabem que trabalham pelo mal das pessoas. Todavia a maldade não dura muito tempo já que espíritos superiores, entidades de luz trabalham para convencer sobre o mal que faz a si mesmo fazendo o mal aos outros. É comum que estes “chefes” desapareçam inesperadamente destas cidades por terem sido resgatados por Exus, e dependendo do grau evolutivo deste mago, ele através da lei de causa e efeito, ter oportunidade de usar toda inteligência e conhecimento para a prática do bem, quando não, ele é encarcerado, onde lhes é tirado toda sua força e energia. Em pouco tempo uma nova liderança acaba assumindo o posto de chefe nestas cidades.
O combate a estas organizações é incessante, principalmente na Umbanda – predadora natural de magias negativadas.
É justamente do Umbral que parte a maldade direcionada ao planeta como um todo, onde cada indivíduo em sua caminhada evolutiva, pode coibir a ação de voluntária da maldade.
Em toda Gira na Umbanda, centenas, milhares de magias são desfeitas, dilaceradas, finalizadas, esgotadas, diluídas, de acordo com o grau de entendimento ou razão pelo qual a magia foi canalizada, mas principalmente o merecimento de cada um.
Via de regra, os Exus se encarregam de executar estas tarefas, pois são possuidores de vitalidade, inteligência, força, conseguindo assim entrar e sair das zonas mais densas.
Analiticamente, percebe-se a semelhança existente com a Terra, ou seja, há um alerta sobre as escolhas que o livre-arbítrio permite, traçando os caminhos de escolhas individuais e coletivas.
Certamente através da expansão da consciência, prática do bem, do amor ao próximo, cada tem a oportunidade de não ser um alvo e tampouco percorrer o caminho do Umbral.
Permita-se ser feliz. Conheça a Umbanda!
.´. Ashé
C.E.U. – Centro Espiritualista de Umbanda Estrela Guia
Rua Itapiru, 847 – saúde – São Paulo – SP
Recommended Posts

O assistencialismo na Umbanda
janeiro 16, 2019

Verdade é o que interessa…
novembro 30, 2017

Olhar que transcende
novembro 30, 2017